CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL
Rio e Niterói apresentam oficialmente candidatura para sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031
A candidatura em conjunto do Rio de Janeiro e Niterói, para sede dos Jogos Pan-Americanos, e Parapan-Americanos, de 2031, foi oficialmente apresentada nesta sexta (08), em Assunção no Paraguai, durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports.
Oficializado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, como representante brasileiro desde o início do ano, a candidatura em conjunto de Rio e Niterói disputa com a candidatura de Assunção, sede dos jogos Pan-Americanos Júnior neste ano, que será a sede da 21ª edição dos Jogos.
A comitiva brasileira, liderada pelo presidente do COB, Marco La Porta, contou com a presença dos Prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, ao lado de sua vice, a medalhista olímpica de vela Isabel Swan, também da Secretária Nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, a Vice-Presidente do COB, Yane Marques, e o diretor-geral do COB, Emanuel Rego.

Os ex-atletas Bernard Rajzman, Hortência Marcari e Thiago Pereira, assim como o Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, e o Diretor do Comitê de Candidatura do Pan Rio-Niterói 2031, Agberto Guimarães, medalhista pan-americano no atletismo, e o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes de Carvalho, também fizeram parte a comitiva.
A comitiva brasileira enfatizou em sua apresentação o fato do Rio de Janeiro já ter sediado grande competições (Pan-Americano em 2007 e Olimpíadas em 2016) e já contar com parte das instalações. “A grande diferença é que o Rio já entregou grandes eventos, então temos a confirmação de que podemos fazer. Paraguai ainda está fazendo eventos que não chegaram no porte dos jogos Pan-Americanos e Olímpicos. O Rio tem expertise”, destacou Marco La Porta.
A definição da sede dos Jogos em 2031 será no dia 10 de Outubro em nova assembleia da PanAm Sports na cidade de Santiago, no Chile.
Foto de Capa: Miriam Jeske/COB
