CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL
CBBS lança programa de treinamento de elite, na Academia de Ibiúna, em parceria com a MLB (Major League Baseball)
Novo programa oferecerá gratuitamente treinamento e educação de alto nível durante todo o ano.
A Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) anunciou hoje o lançamento de um novo programa anual de treinamento para jogadores de beisebol no Brasil. Em parceria com a Major League Baseball (MLB), a CBBS recebeu 50 atletas de elite, com idades entre 13 e 18 anos, que passarão a viver e treinar no complexo da entidade em Ibiúna a partir deste mês.
Além do acesso a treinamentos de alto nível, às mais avançadas metodologias e tecnologias esportivas e à visibilidade para olheiros das equipes da MLB, os jogadores também frequentarão a escola diariamente. Hospedagem, alimentação, treinamento e educação serão oferecidos sem custo aos participantes.
O programa faz parte de uma parceria estratégica entre a CBBS e a MLB, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do beisebol no Brasil, tanto no alto rendimento quanto na base, além de fortalecer a competitividade da seleção brasileira em torneios internacionais, como os Jogos Olímpicos e o World Baseball Classic.
A primeira turma do programa reúne atletas de diferentes estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. A CBBS, em conjunto com a MLB, também trabalhará no fortalecimento das categorias de base em todo o país.
Infraestrutura de ponta e projeção internacional
José Thiago Caldeira, presidente da CBBS, destacou a importância da iniciativa:
“Estamos muito felizes em inaugurar este programa ao lado da Major League Baseball. Temos plena confiança de que nossas instalações — que contam com três campos, academia, alojamentos, refeitório, tecnologia de ponta e uma equipe técnica altamente qualificada — proporcionarão aos jovens talentos do beisebol brasileiro a oportunidade de realizar seus sonhos, seja ingressando em universidades ou atuando no beisebol profissional. Além disso, acreditamos que esse projeto será fundamental para a formação da próxima geração da Seleção Brasileira, fortalecendo nossa presença no cenário internacional.”
Liderança e experiência internacional
O ex-arremessador da Major League Baseball, André Rienzo, que atuou pelo Chicago White Sox e pelo Miami Marlins, é um dos principais nomes envolvidos no programa. Rienzo fez história ao se tornar o primeiro arremessador brasileiro a vencer um jogo como titular na MLB e representou o Brasil no World Baseball Classic de 2013. Atualmente, ele é consultor da MLB e ajudará a supervisionar o programa de treinamento e a implementação de novas tecnologias.
“Estou empolgado para ajudar no crescimento do beisebol no Brasil e apoiar esses atletas de elite a atingirem o mais alto nível e representarem o país. Sempre sonhei em ver mais brasileiros jogando beisebol, tanto no Brasil quanto na MLB. Essa primeira turma do programa tem um potencial enorme, e mal posso esperar para ver o impacto que teremos nos próximos anos.” – afirmou Rienzo.
Desde o ano 2000, 66 jogadores brasileiros assinaram contratos profissionais, sendo que seis chegaram às Grandes Ligas. O receptor Yan Gomes, draftado pelo Toronto Blue Jays em 2009 e eleito All-Star da Liga Americana em 2018 pelo Cleveland Guardians, lidera a lista de brasileiros na MLB, com 13 temporadas e 1.118 jogos disputados.
Atualmente, 10 jogadores brasileiros estão sob contrato nas ligas menores, incluindo três no nível Triple-A: Pedro Da Costa Lemos (Seattle Mariners), Eric Pardinho (Toronto Blue Jays) e Thyago Vieira (Arizona Diamondbacks).
A Seleção Brasileira voltará a disputar o Qualificatório do World Baseball Classic, em março, em Tucson, Arizona, buscando retornar ao torneio principal pela primeira vez desde 2013.
Mais informações:
Jogadores, familiares e treinadores interessados em saber mais sobre o programa e a parceria entre CBBS e MLB no Brasil podem entrar em contato com José Thiago Caldeira (@jtcaldeira), André Rienzo (@andrerienzo) ou seguir @MLBBrasil no Instagram.
