CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL
Jogos Olímpicos Los Angeles 2028: Beisebol e Softbol de volta!
Beisebol e Softbol de volta as Olímpiadas!
A tão sonhada volta ao programa olímpico foi confirmada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), na 141ª Sessão da entidade, que aconteceu em Mumbai, na Índia.
Após ser proposto pelo Comitê Organizador LA28, apoiado pela Comissão de Programa Olímpico do COI (CPO) e Conselho Executivo (CE), as cinco modalidades propostas (beisebol/softbol, críquete, flag-football, lacrosse e squash) estão oficialmente no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“A escolha destes cinco novos esportes está em linha com a cultura esportiva americana e ilustrará estes esportes americanos icônicos para o mundo, enquanto trazem esportes internacionais aos Estados Unidos. Estes esportes farão os Jogos Olímpicos LA28 únicos“, disse o Presidente do COI Thomas Bach

Desde o anúncio da escolha de Los Angeles como sede das olímpiadas em 2028, feita em conjunto com a de Paris 2024, feita em 2017, a comunidade do beisebol e softbol já sonhava com a presença nos Jogos. Neste meio tempo as modalidades voltaram aos jogos, em Tóquio 2020 (disputada em 2021 devido a Covid19), com a dobradinha do Japão com a medalha de ouro.
Os critérios para classificação, número de vagas, entre outras decisões, serão definidas futuramente.
Para o futuro a expectativa é que o beisebol e softbol se mantenham no ciclo olímpico por mais 4 anos, já que a próxima sede, em 2032, será Brisbane, na Austrália. Ambas as modalidades tem força no país, contando com liga profissional e seleções presentes em mundiais de diversas categorias.
