XVIII Sulamericano de Beisebol Adulto – 2022

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL


XVIII Sulamericano de Beisebol Adulto – 2022


Após um hiato de quatro anos, sendo Buenos Aires 2018 a última edição, o Sulamericano de Beisebol Adulto chega a sua 18ª edição, tendo Lima, no Peru, como sede. A competição que tinha inicialmente Tocopilla, no Chile, como sede, foi adiada duas vezes, em 2020 e 2021, até ser marcada para este ano com nova sede e organização conjunta da Federação Desportiva Peruana de Beisebol (FDPB) e da Confederação Sulamericana de Beisebol (CONSUBE).

Contando com as instalações dos Jogos Panamericanos de 2019, Villa Maria Del Triunfo receberá os jogos, que acontecem entre os dia 24 a 30 de Julho, no Estádio de Beisebol Complexo Desportivo Andrés Avelino Caceres.

A competição que garante vaga ao campeão para os Jogos Panamericanos 2023, em Santiago no Chile, contará com a participação de cinco seleções: Argentina, Bolívia, Brasil, Equador e Peru. Chile, sede dos jogos Panamericanos, Colômbia, campeã dos Jogos Panamericanos Júnior em 2021, e Venezuela, que participa dos Jogos Centroamericanos e do Caribe, não participarão desta edição do Sulamericano.

Tabela do Sulamericano (fonte: CONSUBE)

O sistema de disputa é bem simples, com todas as seleções se enfrentando na primeira fase (24 a 28/07). No dia 29 acontecem as semifinais (primeiro x quarto e segundo x terceiro). A grande final acontece no dia seguinte (30).

Além da conquista do 10º título na competição (último título em 2016 na Argentina), nossa seleção vai em busca da vaga nos Jogos Panamericanos 2023, competição que não disputa desde 2007 no Rio de Janeiro.

Preparação

Com estreia prevista para o dia 25, diante da Bolívia, a seleção brasileira, que será comandada pelo técnico Ramon Ito e os auxiliares Thiago Caldeira e Márcio Irikura, vem se preparando para a disputa do Sulamericano desde o final do mês de maio, realizando até aqui treinos em quatro finais de semana, incluindo amistosos contra as equipes de Atibaia e Cooper.

A preparação chega ao fim no próximo fim de semana (16 e 17/07), com mais uma série de treinos no CT CBBS/Yakult em Ibiúna-SP, onde o elenco estará praticamente completo.

Create your account

Pular para o conteúdo