Nesta semana, a Agência Interbase, responsável pela comunicação da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), realizou uma entrevista com Estevão Sato, vice-presidente da Confederação. Com fins de divulgar os novos projetos referentes ao beisebol e softbol brasileiro, a entrevista foi conduzida via texto.
Abaixo, segue na íntegra a entrevista com Estevão Sato.
Agência Interbase: Qual é o principal foco da CBBS para o segundo semestre do ano?
Estevão Sato: O foco da CBBS em âmbito esportivo para o segundo semestre é classificar a seleção brasileira de softbol para as olimpíadas e ter uma boa classificação da seleção U-19 de softbol no mundial. No Beisebol, é a classificação da seleção u-15 para o próximo mundial.
AG: Qual foi a grande conquista em termos administrativos da CBBS nos primeiros seis meses do ano?
ES: A grande conquista está na certificação concebida pelo Ministério da Cidadania apenas às entidades esportivas que se enquadram na Portaria 115 e na Lei 9615 art. 18 e 18A.
Estamos em processo de implementação de um portal da transparência onde todas as informações e, principalmente os documentos comprobatórios, estarão à disposição para que nossos stakeholders possam consultar.
A CBBS também irá implementar um projeto prático de Compliance onde, desde já, agradecemos o grande apoio e orientação dos senhores Reynado Goto e do Edison Ishikura. O Comitê Olímpico Brasileiro, através de seu Instituto Olímpico Brasileiro, tem nos capacitado para que possamos melhorar nossa gestão.
Finalizei agora o Curso Avançado de Gestão Esportiva com o tema Compliance pelo período de 1 ano promovido pelo COB/IOB e o grande desafio será implementar na prática o projeto de Compliance. Para mais informações, basta acessar http://www.rededoesporte.gov.br/pt-br/noticias/instituto-olimpico-brasileiro-iob-promove-terceiro-modulo-presencial-do-curso-de-gestao-esportiva e também o https://www.hojeemdia.com.br/esportes/com-yane-marques-cob-promove-curso-de-gestão-esportiva-voltado-para-compliance-1.717885
AG: Qual é o principal desafio da CBBS até o fim do ano?
ES: O desafio da CBBS é implementar na prática o projeto de Compliance onde já está sendo criado um canal de Ouvidoria.
AG: Conte um pouco sobre alguns projetos em andamento da CBBS
ES: A CBBS atua sobre 3 pilares: organização de campeonatos e eventos, melhora do alto rendimento (incluindo as seleções brasileiras) e o desenvolvimento do esporte. No primeiro pilar, a CBBS organiza em 2019 40 campeonatos além de apoiar o Nacional amador (grande evento organizado pelo Erick Nakano) cedendo o CT para a realização.
Sobre o segundo pilar, 12 seleções participarão de eventos internacionais e teremos a contratação de mais atletas nacionais por equipes da MLB para este ano. Ressaltamos também o constante trabalho para que o Bolsa Atleta continue contemplando os atletas.
E no terceiro pilar: graças a parceira com a MLB, foi implementado o programa Play Ball com a presença de mais de 600 crianças em 3 cidades. Além disso, temos uma parceria com o SESC onde varias atividades foram realizadas nas unidades do estado de São Paulo onde mais de 10 mil crianças já foram apresentadas ao esporte.
Temos alguns projetos em andamento e que pretendemos realizar, dentre eles o retorno do Campeonato Universitário, um curso de capacitação de técnicos em 3 níveis: iniciantes, intermediário e avançado; a parceira com a MLB para que os atletas possam pleitear bolsas de estudos nos EUA e com a JABA para que possam pleitear bolsas de estudos no Japão. Em termos administrativos, a melhoria de nossos processos de gestão e planejamento e a assessoria a gestores de federações e clubes pelo país.
AG: Neste ano haverá o patrocínio da Toyota na Taça Brasil?
ES: A empresa TOYOTA, juntamente com a YAKULT são grandes apoiadoras da CBBS. Gostaria de ressaltar o enorme respeito e admiração que temos por estas 2 entidades que acreditam que o esporte possa servir como grande ferramenta de transformação social. A TOYOTA esteve conosco no Pré-Panamericano realizado no Brasil, onde tivemos a presença de grandes equipes e atletas profissionais. Aproveito para agradecer enormemente a todos os atletas (enfatizo a grande ajuda do Andre Rienzo e do Thyago Vieira em nos ajudar a mobilizar os atletas), comissão técnica e a todos os voluntários que nos ajudaram a realizar este importante evento.
Com relação a continuidade do patrocínio da TOYOTA, discutiremos com a empresa em julho, onde inicia-se o planejamento da Taça Brasil.
