Comunicado Oficial: Campeonatos Brasileiros de Beisebol e Softbol em 2022 (Primeiro Trimestre)

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Aos clubes, atletas, federações e demais interessados.

Seguindo orientações do Departamento Médico da CBBS, o Departamento Técnico desta Confederação decidiu que, para o primeiro trimestre de 2022 (Janeiro, Fevereiro e Março), a realização de competições oficiais estão suspensas até que haja uma melhora no quadro de novos casos de COVID e INFLUENZA.

Esta medida vale para todas as categorias, tanto de beisebol, quanto de softbol.

Abaixo o transcrição da carta de recomendação do Dr. Milton Osaki, responsável pelo Departamento Médico da CBBS:

Prezados
Presidente Jorge Otsuka
Diretor Técnico Ricardo Iguchi
Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol-CBBS

Ref: Eventos Oficiais de Beisebol e Softbol

Desde o mês de dezembro/21, observa-se a concomitância da pandemia de Covid-19 com um novo surto de influenza.

A identificação dos casos pode ser difícil já que se tratam de duas doenças respiratórias com sintomas semelhantes.

A Covid-19 tem mostrado mudança de sintomas com o tempo, com o surgimento de novas variantes. A variante ômicron, descoberta na África do Sul em novembro/21, demonstra padrão sintomático, como dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta e, sobretudo, um cansaço extremo que não se observava nos que contraíram a delta.

A gripe H3N2 é causado por um vírus da influenza A de subtipo H3N2, conhecido como Darwin. Esta doença se disseminou este ano no hemisfério norte e atualmente se espalha pelo Brasil causando o aumento de hospitalizações. Causa febre, coriza, tosse, dor de garganta e dores pelo corpo.

A COVID19 e a gripe H3N2 tem o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos.

Na prática, observa-se aumento de atendimentos de pacientes com quadro respiratório no município de São Paulo conforme boletim diário COVID 19 emitido pela Cidade de São Paulo (vide abaixo):

Assim a Diretoria Médica da CBBS, respondendo indagação de conveniência de realização de eventos no mês de Janeiro vem CONTRAINDICAR a realização de atividades que causem aglomeração até arrefecimento dos atendimentos a quadros respiratórios em unidades de saúde.

À disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Dr. Milton Osaki