Regulamento – XXXII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Sub19 – 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL


XXXII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Sub19 – 2021

Regulamento


Data: 23 e 24 de Outubro de 2021
Local: ACEMA, Maringá-PR


Equipes

Atibaia, Central Glória, Gecebs, Gigante, Nikkei Curitiba, Nikkey Marília e Maringá.


Sistema de jogos

No sábado (23/Outubro), as 7 equipes serão divididas por sorteio dirigido em 2 grupos de 3 e 4 equipes cada, onde jogarão dentro dos grupos conforme a tabela.

Para o grupo OURO classificarão 4 equipes o campeão e vice de cada grupo. Para o grupo PRATA 3 equipes.

No domingo (24/Outubro) serão disputados as semifinais simultâneos. A sede tem o direito de escolha do nº e campo de preferencia, no domingo, conforme a classificação (ouro) também manter.


Tabela de Jogos
Chaveamento Primeira Fase

  • Jogos do Sábado (23/10/2021)


Chaveamento Fase Final

  • Jogos do Domingo (24/10/2021)


Tabela alternativa em caso de chuva

Em caso de chuva, uma nova tabela será definida pela Comissão Técnica em função do volume da chuva, do dia e da hora que chover, das condições em que os campos se encontrarem, dos jogos já realizados, etc. Quando chover, as equipes deverão ficar atentas às possíveis mudanças na tabela de jogos.


Critério Técnico

(a) Maior número de vitórias;
(b) Confronto direto;
(c) Maior TQB (Pontos conquistados/Número de innings atacados) – (Pontos cedidos/número de innings defendidos) ;
(d) Maior quantidade de 1ª Base conquistada por inning atacados;
(e) Quantidade de Home Runs;
(f) Outro critério a ser definido pela Comissão Técnica do evento;

Nota: os índices anotados (pontos conquistados e cedidos) na prorrogação ou penalidade não são considerados para a classificação das equipes.

*Após a definição de uma ou mais equipes por um determinado item, retornar sempre ao item (a) para continuar a definição da classificação das equipes.


Regulamento para agilizar o andamento dos jogos

(a) O tempo do jogo terá início a partir da oficialização dos line-ups pelo árbitro;
(b) Os coach’s devem permanecer nos seus coach’s box (exceto quando permitido ou obrigada a sair), senão os árbitros poderão contar como uma Conferência Ofensiva;
(c) A concessão de tempo de defesa/ataque pelo técnico será de 30 segundos;
(d) A batedora deverá permanecer com pelo menos um pé dentro do batter’s box, a menos que peça tempo e o árbitro achar que o pedido é razoável, inclusive para receber “Sinais” dos técnicos ou para realizar “swings” de prática (exceto casos descritos no CT 2021). Caso saia totalmente no batter’s box, e atrasar o jogo, um STRIKE será declarado (pag. 23);
(e) Os atletas deverão agilizar as trocas de ataque/defesa em 60 segundos. Deverão ter sempre um receptor preparado com máscara (obrigatório) para o aquecimento do arremessador que está limitado nesse período;
(f) Somente o receptor poderá ir até a área do arremessador para falar com o arremessador e isso é permitido uma vez por inning;
(g) Não é permitida a invasão de atletas do bench dentro do campo, principalmente no home runs, até o batedor tocar o home plate;
(h) Não haverá tempo de treinamento dentro dos campos entre um jogo e outro. Entregar as escalações com 10 minutos antes do início do jogo (pag.8);
(i) Na primeira reclamação de ball/strike, out/safe ou fair/four, todos os integrantes da equipe ficam advertidos. Na segunda reclamação, o reclamante será expulso do jogo. Se não for possível identificar o reclamante, o técnico principal será expulso;
(j) Corredor temporário: com dois “out” receptor em base poderá ser trocado por CORREDOR TEMPORÁRIO;
(k) USO DE CALÇADOS:  O uso de travas de metal é autorizado para categorias SUB 19 e acima;
Obs.: A permissão para o uso de calçado é determinada pela idade da Atleta, não pela categoria da equipe em que participa.


Considerações Gerais

(a) Taxa de participação será de R$ 350,00, mais bolas couro (R$ 45,00 por/cada);
(b) 23/OUT/2021 (sábado). Congresso Técnico e sorteio às 07:30 horas, logo em seguida haverá abertura e início dos jogos após o anúncio oficial da Comissão Técnica;
(c) 23/OUT/2021 (domingo). Início dos jogos às 08:00 horas em todos os campos. Encerramento após os jogos com todas as equipes uniformizadas;
(d) Cada equipe deverá trazer 2 árbitros credenciados e reciclados em 2020, devidamente uniformizados com camisa azul clara, calça social azul marinho e boné azul marinho, meia escura, sapato pretos. Ter experiência de 3 anos (mínimo) para atuarem nas categorias Maiores no Softbol aptos a atuarem de Home Plate  . Na falta, favor entrarem em contato com ASB com antecedência (48 h) para providenciar a contratação dos mesmos; –  asbsoftbol@uol.com.br;
(e) Conforme o CT SOFT 2021 (item 6 , página 24), todas as equipes deverão apresentar anotadoras para anotar na mesa e fechamento (IBAF e iScore) na falta taxa de R$ 350,00;
(f) Todas as atletas deverão atualizar a renovação 2021 até 15 dias do evento, assim como novas inscrições, empréstimos e transferências;
(g) Lembrando que tais eventos programados poderão sofrer alterações, condições protocolares da saúde e sanitárias  local, impedirem a realizações dos eventos com segurança;
(h) Por medida de segurança e evitar aglomerações, fica limitado por Delegação de 30 participantes;
(i) Mantem-se em vigor o último CT-SOFT2021, taxas e formulários, conforme anexo no site da CBBS e as idades em relação ao ano de nascimento para as respectivas categorias;
(j) Mantem-se em vigor o último CT-SOFT 2021, taxas e formulários, conforme anexo no site da CBBS e as idades em relação ao ano de nascimento para as respectivas categorias. A equipe que sortear o menor número na chave de jogo ocupará o “bench” da primeira base. No caso de uma equipe participar de jogos consecutivos, não há necessidade da mudança da mesmas;
(k) Para os casos que não constam neste Regulamento, aplicar o CT SOFT 2021. Os casos não previstos, não discutidos e não combinados qq dos, serão decididos pela Comissão Técnica;
(l) Comissão Disciplinar. A partir de 2017, os membros da Comissão Disciplinar são fixos e nomeados pelo STJD. Não serão mais formadas pelos representantes das equipes;
(m) As bolas entregues e em jogo, são responsabilidade de cada equipe, exceção: caso não puder recuperar (juntamente com a retaguarda da sede), a sede fica responsável pela reposição das bolas perdidas. Recomenda colocar 1 bola nova por cada jogo;


Comissão Técnica

– Diretor Técnico(CBBS):Nelson Yajima
– Chefe dos Árbitros (ASB):
– Responsável Técnico do Evento (Sede): Kiyoshi Yano
– Representante das equipes:
– Representante das equipes:

– Coordenador Arbitragem: Mario Yoshida
– Coordenadores Estatísticas: Carmen Okawa


Contatos

CBBS: (11) 5034-9904, (11) 5034-2512, secretaria@cbbs.com.br ou d.tecnico@cbbs.com.br;
ASB: (11) 99985-3060, asbsoftbol@uol.com.br;
Anotação: (44) 99141-0745, carmemokawa@hotmail.com;

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