Regulamento – XXIII Campeonato Brasileiro Softbol Feminino Interclubes Sub13 – 2018

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

XXIII CAMPEONATO BRASILEIRO SOFTBOL FEMININO INTERCLUBES SUB13 – 2018

Data: 24 e 25 de Novembro de 2018
Local: Nikkey Marília – Marília – SP

REGULAMENTO

Equipes Participantes
Atibaia, Cooper Clube, Gigantes, Marília, Maringá, Nikkei Curitiba e Pinheiros.

Sistema de Jogos
No sábado (24), as 7 equipes serão divididas por sorteio dirigido em 1 grupo (A) de 4 equipes e 1 grupo (B) de 3 equipes cada, onde jogarão dentro dos grupos conforme a tabela. Para o grupo OURO classificarão o campeão de cada grupo e os segundos colocados. Para o grupo PRATA, classificarão o terceiro e quarto colocados.
No domingo (25) serão disputadas as semifinais simultâneas dentro de cada grupo. 
A sede tem o direito de escolha do nº e campo de preferência e no domingo, conforme a classificação (chave ouro) também será mantida.

Tabela de Jogos
Chaveamento Primeira Fase

CHAVE A   CHAVE B
1 –    5 –
2 –    6 –
3 –    7 –
4 –    

Jogos do sábado (24/11/2018)

CHAVE A – Campo Tempo
J 01 1 –   X   2 – 01:45h
J 03 V (J 01)   X   P (J 02) 01:45h
CHAVE A – Campo Tempo
J 02 3 –   X   4 – 01:45h
J 04 V (J 02)   X   P (J 01) 01:45h
CHAVE B – Campo Tempo
J 05 5 –   X   6 – 01:45h
J 06 7 –   X   P (J 05) 01:45h
J 07 7 –   X   V (J 05) 01:45h

 Classificação

CHAVE A  CHAVE B
1º – 1º –
2º – 2º –
3º – 3º –
4º –  

 Tabela de JogosJogos do domingo (25/11/2018)

CAMPO 1 – Ouro  (Início 08:00) Tempo
J 09-O 1º chave A   x   2º chave B 01:45 h
J 11-O V (J 08-O)   x   V (J 09-O) Livre
CAMPO – Ouro  (Início 08:00) Tempo
J 08-O 1º chave A   x   2º chave B 01:45 h
J 10-O P (J 08-O)   x   P (J 09-O) 01:30 h
CAMPO – Prata  (Início 08:00) Tempo
J 12-P 7º IT   x   6º IT 01:20 h
J 13-P 5º IT   x   P (J 12-P) 01:20 h
J 14-P 5º IT   x   V (J 12-P) 01:20 h

Conforme o CT Soft 2018 (Tempo dos Jogos): “A duração da partida da disputa do 3º (terceiro) e 4º (quarto) colocados da chave OURO e os jogos das demais chaves serão definidas no Congresso Técnico do Evento com limite de 1 (uma) hora ou 5 (cinco) innings”.

No domingo (25) os jogos da Chave Prata estão limitados a __ minutos (01:__h). Na Chave Ouro o tempo de jogo normal (01:45h) ou 6 innings com exceção da final (J 11-O), não se limitará por tempo, jogando até o limite do inning e o jogo (10-O) perdedores, com tempo de __ minutos (01:__h). 

Tabela alternativa em caso de chuva
Em caso de chuva, uma nova tabela será definida pela Comissão Técnica em função do volume da chuva, do dia e da hora que chover, das condições em que os campos se encontrarem, dos jogos já realizados, etc. Quando chover, as equipes deverão ficar atentas às possíveis mudanças na tabela de jogos. 

Critério Técnico
Maior número de vitórias;
Confronto direto;
Maior TQB = (pontos conquistados dividido por inning atacados MENOS pontos cedidos por innings defendidos);
Maior quantidade de 1ª Base conquistada por inning atacados;
Quantidade de Home Runs;
Outros critérios a ser definido pela Comissão Técnica do evento; 

Nota: os índices anotados (pontos conquistados e cedidos) na prorrogação ou penalidade não são considerados para a classificação das equipes. 
Após a definição de uma ou mais equipes por um determinado item, retornar sempre ao item (a) para continuar a definição da classificação das equipes. 

Regulamento para agilizar o andamento dos jogos (Conforme CT 2018)
a. O tempo do jogo terá início a partir da oficialização dos line-ups pelo árbitro;
b. Os coach’s devem permanecer nos seus coach’s box (exceto quando permitido ou obrigada a sair), senão os árbitros poderão contar como uma Conferência Ofensiva;
c. A concessão de tempo de defesa/ataque pelo técnico será de 30 segundos;
d. A batedora deverá permanecer com pelo menos um pé dentro do batter’s box, a menos que peça tempo e o árbitro achar que o pedido é razoável, inclusive para receber “Sinais” dos técnicos ou para realizar “swings” de prática (exceto casos descritos no CT 2018). Caso saia totalmente no batter’s box, e atrasar o jogo, um STRIKE será declarado (pag. 23);
e. Os atletas deverão agilizar as trocas de ataque/defesa em 60 segundos. Deverão ter sempre um receptor preparado com máscara (obrigatório) para o aquecimento do arremessador que está limitado nesse período;
f. Somente o receptor poderá ir até a área do arremessador para falar com o arremessador e isso é permitido uma vez por inning;
g. Não é permitida a invasão de atletas do bench dentro do campo, principalmente no home runs, até o batedor tocar o home plate;
h. Não haverá tempo de treinamento dentro dos campos entre um jogo e outro. Entregar as escalações com 10 minutos antes do início do jogo. (pag. 8);
i. Na primeira reclamação de ball/strike, out/safe ou fair/four, todos os integrantes da equipe ficam advertidos. Na segunda reclamação, o reclamante será expulso do jogo. Se não for possível identificar o reclamante, o técnico principal será expulso;
j. Corredor temporário: com dois “out”, corredor em base que joga no momento como “receptor” pode ser trocado pé CORREDOR TEMPORÁRIO que deve ser, no momento da troca, o último batedor a ter terminado o turno de bater e não está como corredor (pág. 24);

Considerações Gerais
a. Taxa de participação será de R$ 350,00 + 04 bolas de couro R$ 150,00;
b. 24/11/2018 (sábado). Congresso Técnico e sorteio às 07:30 horas, logo em seguida haverá abertura e início dos jogos após o anúncio oficial da Comissão Técnica;
c. 25/11/2018 (domingo). Início dos jogos às 08:00 horas em todos os campos. Encerramento após os jogos com todas as equipes uniformizadas;
d. Cada equipe deverá trazer 2 árbitros credenciados e reciclados em 2018, devidamente uniformizados com camisa azul clara, calça social azul marinho e boné azul marinho, meia escura, sapato pretos, aptos a atuarem de Home Plate. Na falta, favor entrarem em contato com ASB com antecedência (48 h) para providenciar a contratação dos mesmos; asbsoftbol@uol.com.br (só a ASB poderá escalar e contratar árbitros que não seja filiado ao próprio clube);
e. Conforme o CT SOFT 2018 (ítem 6, página 24), todas as equipes deverão apresentar anotadoras para anotar na mesa e fechamento (IBAF e iScore); 
f. A equipe que sortear o menor número na chave de jogo ocupará o “bench” da primeira base. No caso de uma equipe participar de jogos consecutivos, não há necessidade da mudança da mesma;
g. Para os casos que não constam neste Regulamento, aplicar o CT SOFT 2018. Os casos não previstos, não discutidos e não combinados serão decididos pela Comissão Técnica;
h. Comissão Disciplinar. A partir de 2017, os membros da Comissão Disciplinar são fixos e nomeados pelo STJD. Não serão mais formadas pelos representantes das equipes;
i. As bolas entregues e em jogo, são responsabilidade de cada equipe, exceção: caso não puder recuperar (juntamente c/ a retaguarda da sede), a sede fica responsável pela reposição das bolas perdidas. 
Recomenda-se colocar 1 (uma) bola nova por jogo.

Comissão Técnica (5 membros)
– Diretor Técnico (CBBS): Nelson Yajima
– Chefe dos Árbitros (ASB): Fernando Matsumori
– Responsável Técnico do Evento (Sede): Carlos Nakamura
– Representante das equipes:
– Representante das equipes:

Outros
– Coordenador Arbitragem: Mario Yoshida
– Coordenadora/or Estatísticas: Jorge Kozano

Contatos
CBBS: (11) 5034-9904, (11) 5034-2512, secretaria@cbbs.com.br ou d.tecnico@cbbs.com.br;
ASB : (11) 99985-3060 asbsoftbol@uol.com.br; Fernando Matsumori (11) 99919-3330 fmatsumori@hotmail.com; Carlos Oba (11) 99978-8267 obacarlos28@gmail.com; Mario Yoshida (11) 99885-8860 granil2002@yahoo.com.br

Anotação
– Jorge Kozano (41) 99949-1495 jkozano@cohab.curitiba.pr.gov.br
– Cristiane Higawa (14) 98148-6748 cyhiagawa@hotmail.com

Alojamento 
– Carlos Nakamura “Paca” (14) 99774-1555 carlos@prosun.com.br


Departamento Técnico Softbol CBBS

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