Regulamento – II Campeonato Brasileiro Softbol Masculino Interclubes Adulto – 2018

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

II Campeonato Brasileiro Softbol Masculino Interclubes Adulto 2018

Regulamento

Data: 02 e 03 de Novembro de 2018
Local: Anhanguera Nikkey Clube, Santana de Parnaíba-SP


Equipes

Anhanguera “Indians”,  Anhanguera “La Gozadera, Central Glória, Indaiatuba, Nikkey Marília e  S,José dos Campos.


Sistema de jogos

Na sexta (02/nov), as 6 equipes serão divididas por sorteio dirigido em 2 grupos A e B de 03 equipes cada, onde jogarão dentro dos grupos conforme a tabela. Haverá cabeça de chave.
Para o grupo OURO classificarão o campeão de cada grupo e os segundos colocados.
Para o grupo PRATA, classificarão os terceiros colocados.            
No sábado (03/nov) serão disputadas as semifinais simultâneas dentro de cada grupo.


Tabela de Jogos
Chaveamento Primeira Fase

CHAVE A – Campo 1 CHAVE B- Campo 3
1- 4-
2- 5-
3- 6-

Jogos da Sexta (02/11/2018)

 Campo 1   CHAVE ATempo
J 011- X 2-02:00h
J 023- x P(j01)02:00h
J 033-xV(j01)02:00h
  
 Campo 3   CHAVE BTempo
J 044- X 5-02:00h
J 056- x P(J04)-02:00h
J 066-xV(j04)02:00h
       


Tabela de Jogos
Chaveamento Fase Final

CHAVE OURO CHAVE PRATA
1º – 5º –
2º – 6º –
3º – 
4º –  

Jogos do Sábado (03/11/2018)

 Chave OURO   Campo 1Tempo
       
J 07 – O1º O – X 4º O –02:00h
J 09 – OP(j 07) – x P(j08) –01:30h
J 10 – OV (j 07)-xV(j08)-02:00h
       
  
 Chave OURO/PRATA   Campo 3Tempo
       
J 08 – O2º O- X 3º O –02:00h
J 11 – P5º P- x 6º P –02:00h

No sábado (03/nov) os jogos da Chave Prata estão limitados a (02:00.h). Na Chave Ouro o tempo de jogo normal (02:00h) ou 7 innings com exceção da final (J 10-O), , não se limitará por tempo, jogando até o limite do inning e o jogo (09-O) perdedores tempo 90 minutos (01:30h).


Tabela alternativa em caso de chuva

Em caso de chuva, uma nova tabela será definida pela Comissão Técnica em função do volume da chuva, do dia e da hora que chover, das condições em que os campos se encontrarem, dos jogos já realizados, etc. Quando chover, as equipes deverão ficar atentas às possíveis mudanças nos jogos.


Critério Técnico

(a) Maior número de vitórias;
(b) Confronto direto;
(c) Maior TQB (Pontos conquistados/Número de innings atacados) – (Pontos cedidos/número de innings defendidos) ;
(d) Maior quantidade de 1ª Base conquistada por inning atacados;
(e) Maior número de home runs;
(f) Outros critérios a ser definido pela Comissão Técnica do evento;

*Após a definição de uma equipe por um determinado item, retornar sempre ao item (a) para continuar a definição da classificação das demais equipes.


Regulamento para agilizar o andamento dos jogos

(a) O tempo do jogo terá início a partir da oficialização dos line-ups pelo árbitro;
(b) Os coach’s devem permanecer nos seus coach’s box (exceto quando permitido ou obrigada a sair), senão os árbitros poderão contar como uma Conferência Ofensiva;
(c) A concessão de tempo de defesa/ataque pelo técnico será de 30 segundos;
(d) O batedor deverá permanecer com pelo menos um pé dentro do batter’s box, a menos que peça tempo e o árbitro achar que o pedido é razoável, inclusive para receber “Sinais” dos técnicos ou para realizar “swings” de prática (exceto casos descritos no CT 2018). Caso saia totalmente no batter’s box, e atrasar o jogo, um STRIKE será declarado (pag. 23);
(e) Os atletas deverão agilizar as trocas de ataque/defesa em 60 segundos. Deverão ter sempre um receptor preparado com máscara (obrigatório) para o aquecimento do arremessador que está limitado nesse período;
(f) Somente o receptor poderá ir até a área do arremessador para falar com o arremessador e isso é permitido uma vez por inning;
(g) Não é permitida a invasão de atletas do bench dentro do campo, principalmente no home runs, até o batedor tocar o home plate;
(h) Não haverá tempo de treinamento dentro dos campos entre um jogo e outro. Entregar as escalações com 10 minutos antes do início do jogo (pag. 8);
(i) Na primeira reclamação de ball/strike, out/safe ou fair/four, todos os integrantes da equipe ficam advertidos. Na segunda reclamação, o reclamante será expulso do jogo. Se não for possível identificar o reclamante, o técnico principal será expulso;
(j) Corredor temporário: com dois “out”,corredor em base que joga no momento como “receptor” pode ser trocado por CORREDOR TEMPORÁRIO que deve ser, no momento da troca, o último batedor a ter terminado o turno de bater e não está como corredor (pág.24);


Considerações Gerais

(a) Taxa de participação será de R$ 350,00 + 04 bolas Couro R$ 150,00;
(b) 02/nov/2018 (sexta feira). Congresso Técnico e sorteio às 07:30 horas (ao lado do refeitório), logo em seguida haverá abertura e início dos jogos após o anúncio oficial da  Comissão Técnica;
(c) 03/nov/2018 (sabado). Início dos jogos às 08:00 horas em todos os campos. Encerramento após os jogos com todas as equipes uniformizadas;
(d) Conforme o CT SOFT 2018 (item 6, página 24), todas as equipes deverão apresentar anotadoras para anotar na mesa;
(e) A equipe que sortear o menor número na chave de jogo ocupará o “bench” da primeira base. No caso de uma equipe participar de jogos consecutivos, não há necessidade da mudança da mesma;
(f) Para os casos que não constam neste Regulamento, aplicar o CT SOFT 2018. Os casos não previstos, não discutidos e não combinados serão decididos pela Comissão Técnica;
(g) Comissão Disciplinar. A partir de 2017, os membros da Comissão Disciplinar são fixos e nomeados pelo STJD. Não serão mais formadas pelos representantes das equipes;
(h) As bolas entregues e em jogo, são responsabilidade de cada equipe, exceção : caso não puder recuperar (juntamente c/ a retaguarda da sede ) , a sede fica responsável pela reposição das bolas perdidas. Recomenda colocar 1 (uma) bola nova por cada jogo;
Nota – Bebida Alcoólica e Cigarro:
– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, nas arquibancadas dos estádios onde esteja acontecendo o evento de SOFTBOL. A fiscalização e o cumprimento da norma serão de responsabilidade da Comissão Organizadora do Evento e a penalidade será de Advertência Verbal e em caso de negativa ou reincidência, uso dos meios legais disponíveis;
– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas para todos os membros que compõem a Comissão Disciplinar, Comissão Técnica e Comissão Organizadora do Evento e ATLETAS, durante o andamento dos jogos;
– Fica proibido fumar no “bench” e nas suas proximidades, principalmente se for membro da delegação cujas equipes estão se defrontando em campo.
Nota: Cigarros eletrônicos e chiclete de tabaco também entram na restrição


Comissão Técnica

– Diretor Técnico(CBBS):  Olivio Sawasato;
– Chefe dos Árbitros (ASB): Fernando Matsumori;
– Comissão Organizadora:  Mateus Nisshimoto;
– Coordenador Estatísticas: Jorge Kozano;
– Representante das equipes:            
– Representante das equipes:


Contatos

CBBS: (11) 5034-9904, (11) 5034-2512, secretaria@cbbs.com.br ou d.tecnico@cbbs.com.br;
ASB : 11-99985 3060 – asbsoftbol@uol.com.br  – Fernando Matsumori 11-999193330 -fmatsumori@hotmail.com – Mario Yoshida – 11-99885 8860 – granil2002@yahoo.com.br – Patricia Hamamoto – 11-95391 6541 – patogata@yahoo.com- Mateus Nishimoto- mts_skt@hotmail.com – 11-969198610;
Anotação: Jorge Kozano-(41) 999491495 – jkozano@cohab.curitiba,pr.gov.br;
Alojamento: Edmilson Nica – (11)97255 1836 – silveira.nica@gmail.com

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